Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Novamente Geografando

Este blog organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

Novamente Geografando

Este blog organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

EMPRESA ISRAELITA DESENVOLVE MÉTODO PARA GERAR ENERGIA SOLAR 24 HORAS POR DIA

Mäyjo, 21.02.15

israelsolar_SAPO

A Brenmiller Energy, uma empresa de energias renováveis israelita, resolveu um dos maiores problemas da tecnologia fotovoltaica – como produzir energia quando o sol se põe. A empresa anunciou recentemente a construção de uma central fotovoltaica, com capacidade instalada de 10 megawatts, que vai gerar electricidade 20 horas por dia graças a uma tecnologia de armazenamento que a empresa desenvolveu alo longo dos últimos três anos.

O projecto vai ser instalado na cidade de Dimona, no deserto do Negueve, e vai recorrer à biomassa para gerar energia durante as quatro horas em que o sistema fotovoltaico não vai estar a gerar electricidade.

“As centrais de energia solar que integram capacidade de armazenamento e são auxiliadas pela biomassa são a melhor opção para produzir electricidade em Israel”, afirma Avi Brenmiller, director-exectutivo da Brenmiller Energy, cita o Inhabitat. “A biomassa sozinha não consegue responder à procura energética mas combinada com a energia solar e capacidade de armazenamento representa a alternativa mais ecológica e barata”, indica Brenmiller.

O projecto terá um custo de €67,9 milhões e vai ocupar uma área de cerca de 45 hectares. Espera-se que a nova central solar esteja completada no início de 2017. De acordo com a Brenmiller Energy, o projecto vai permitir a criação de 150 postos de trabalho locais.

O sistema desenvolvido pela empresa israelita recorre a espelhos parabólicos que seguem os raios solares e armazenam a energia térmica. O calor produzido pelo Sol é transferido para um centro energético subterrâneo, onde a energia é armazenada a 550 graus Celsius. Durante a noite ou quando o céu estiver encoberto a energia armazenada é libertada sob a forma de vapor de água, que alimenta as turbinas e permite a continuidade do fluxo energético.

2 comentários

Comentar post